Vídeos carregando lentamente, sites demorando para abrir, arquivos demorando horas para serem baixados – sua internet está lenta.

Poucas coisas têm tanto potencial para tirar alguém do sério como uma conexão de internet insatisfatória, mas isso nem sempre tem relação com a conexão em si. A situação dos elementos do seu computador e do seu roteador influenciam diretamente a qualidade da sua internet. Veja alguns desses motivos que deixam sua internet lenta:

1. Navegador “pesado”

Seu acesso à internet depende diretamente da situação do seu navegador. Esses programas “guardam” certas informações para agilizar a navegação, na forma do que chamamos de cookies e arquivos temporários.

Depois de um certo tempo, entretanto, o acúmulo dessas informações pode fazer com que seu navegador fique lento, “pesado”. É importante fazer a limpeza desse tipo de arquivo, seja manualmente (você pode encontrar essa opção diretamente nas configurações de seu navegador) ou por meio de programas específicos para essa função.

2. Bluetooth x roteador

Sem dúvida um dos principais motivos que deixam sua internet lenta. Existem vários fatores que podem prejudicar sua internet WiFi, e consequentemente, atrapalhar sua conexão.

Um roteador de má qualidade, por exemplo, pode tornar sua conexão mais lenta e instável, então essa pode ser a razão do seu problema. Mesmo com um aparelho bom, muitas vezes seu WiFi pode estar sofrendo interferência de aparelhos Bluetooth, que também ajudam a tornar o sinal instável, então sempre que puder, desligue essa função quando usar o WiFi.

3. Energia instável

Variações na energia causadas por eletrodomésticos de alto gasto energético, como micro-ondas e secadores de cabelo, também podem prejudicar seu roteador. Opte sempre por conectá-lo a um no-break ou estabilizador, para que isso não aconteça.

4. Wi-Fi desprotegido

Além de oferecer riscos à segurança das suas informações, deixar o WiFi de sua casa desprotegido não é uma boa ideia e pode ser um dos motivos que deixam sua internet lenta.

Por mais que pareça simpático deixar a conexão livre, quanto mais usuários utilizarem sua rede, mais instável ela se tornará. A maioria dos roteadores oferece instruções de como proteger sua internet com senha, então aproveite essa funcionalidade.

5. Posição do roteador

A posição do seu aparelho interfere – e muito! – na qualidade de internet do seu WiFi. O sinal pode ser prejudicado pela umidade do ambiente, então, prefira posiciona-lo em cômodos mais secos na casa. Idealmente, ele deve estar em um lugar alto e livre de interferências.

6. Firmware desatualizado

Firmware são as instruções em forma de programa que cada componente do seu computador deve seguir. A falta de atualização dos Firmwares da placa de rede, roteador e modem podem atrapalhar a qualidade da sua navegação. Para que isso não aconteça, os atualize por meio do Gerenciador de Dispositivos.

7. Vírus

Como com qualquer outro problema relacionado a computadores, nesse caso também é importante mencionar que vírus podem ser a causa dos seus problemas.

Além de ter sempre um antivírus de confiança, que tenha um monitor de processos sempre alerta, é recomendável a instalação de programas anti-malware e anti-spyware, que podem ser encontrados gratuitamente na internet.

Share This